4 de nov. de 2011

Oficina de Encadernação com Costura Japonesa

Bom dia, gente!

Hoje venho mostrar o resultado de uma oficina que ministrei em Cuité no V Festival Universitário de Inverno. Já faz um tempinho, mas vale a pena ver como foi.

A oficina foi realizada em duas tardes. No primeiro encontro, mostrei aos alunos uns cadernos produzidos por mim. Na oportunidade, falei um pouco sobre as várias maneiras de explorar esta técnica, mostrando diferentes tamanhos e materiais empregados em cada peça, pois serão os materiais que definirão o estilo, e consequentem
ente o público que irá atingir.






No primeiro dia de oficina, foi feito um caderninho tamanho 15x21 cm (folha A4 dobrada ao meio) com capa em Color Plus. Pedi para que eles levassem para casa, e customizassem de acordo com o estilo de cada um! No segundo dia de oficina eles trouxeram, e o resultado foi este:

Para fixar bem as informações, e treinar mais um pouco de costura japonesa, na segunda tarde passei para eles um outro modelo de capa. Desta vez em cartão de sapateiro revestido com tecido. Escolhi a chita, pois além de ser uma estampa alegre e típica da região nordeste, é ideal para dar uma disfarçada nas eventuais imperfeições (sem falar no preço bastante acessível!!!). Olha só a festa que foi nesse dia:

A maioria dos alunos eram os próprios artesão da região. Foi muito gratificante ver o interesse e a dedicação de todos eles! Abaixo a turma toda reunida. Cada um com suas produções!


Nenhum comentário:

Postar um comentário