14 de nov. de 2011

Movimento

O post de hoje é sobre as Atividades Práticas da Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação que estou fazendo. Nela, eu tento aliar os conhecimentos aprendidos durante o curso com uma área de trabalho que atualmente estou encantada: o Design de Superfície.

No primeiro Módulo da Especialização, estudamos dez temas conceituas. Neste post vou mostrar a Atividade Prática do primeiro tema conceitual: Movimento. Nele estudamos várias obras que são analisadas sob a perspectiva de Movimento, e em seguida realizamos uma atividade prática, que temos por opção escolher uma entre duas alternativas propostas.



Para desenvolvimento desta proposta, tive como insight a fotografia de Gustave Le Gray "onda", datada de 1856, onde observamos o movimento capturado pela câmera. A partir daí, fui em busca de outras referâncias de ondas, e a que mais me chamou atenção foram as fotografias que retratam a onda em sua vista lateral. Assim foi construído o Painel de Inspiração abaixo:


Depois de definido o Tema, fui em busca de uma linguagem gráfica em que seria representada a minha ilustração. As referências abaixo, nos dão dicas de estilo de traço e na forma de preenchimentos de cor, em que alguns momentos as profundidades são representadas por faixas de cores.


Com minhas referências bastante definidas, fiz esta ilustração abaixo, em que representa a idéia de onda de forma imaginária, em que elas vêm de todos os lados. A ilustração foi feita a mão.


A partir da ilustração é que vem a aplicação da metodologia do Design de Superfície, que consiste na geração de padrões modulares. Depois de muito trabalhar, consegui gerar o módulo. Para geração deste módulo, o desenho foi digitalizado, em seguida vetorizado no programa Corel Draw tentando presenvar o máximo as características do traço feito à mão.


Existem vários tipos de sistemas de modulação: os alinhados e os não alinhados. E em cada um destes sistemas, existem os arranjos que estes módulos serão posicionados. Todo esse procedimento, denominamos de Rapport.

O Rapport que foi utilizado para esta padronagem foi o simples, que é o sistema alinhado com movimento de translação:


Foi construída uma cartela de cores composta por 1 cor sob variação de claridade, gerando uma gradação de 7 tonalidades. Esta gradação gera uma ilusão de volume, dando idéia que as cores escuras estão mais afastadas e as claras estão mais próximas do expectador.


Por fim, foi construído um Painel de 25x40 cm.


Espero que tenham gostado, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário